Dr. Taylor Marshall
A Igreja Católica, desde pelo
menos o segundo século, confirma que Cristo nasceu em 25 de dezembro. No
entanto, é comumente alegado por pessoas mal informadas que nosso Senhor Jesus
Cristo não nasceu em 25 de dezembro.
Para simplificar a questão, vamos
expor as objeções habituais à data de 25 de dezembro e refutar cada uma delas.
Primeira Objeção:
O 25 de dezembro teria sido escolhido para
substituir o festival romano pagão da Saturnalia. Saturnalia era um festival popular
de inverno e por isso a igreja católica o substituiu prudentemente colocando o
Natal em seu lugar.
Resposta à primeira objeção:
Saturnalia comemorava o solstício de inverno.
No entanto, o solstício de inverno cai em 22 de dezembro. É verdade que as
celebrações Saturnalia começavam por volta de 17 de dezembro e iam até 23 de
dezembro. Ainda assim, as datas não correspondem.
Segunda Objeção
O 25 de dezembro teria sido
escolhido para substituir o feriado romano pagão “Natalis Solis Invicti” que
significa "Aniversário do Sol Invicto".
Resposta à segunda objeção:
Examinemos primeiro culto do Sol
Invicto. O imperador Aureliano introduziu o culto do Sol Invictus ou do Sol
Inconquistado de Roma em 274 dC. Aureliano encontrou motivação política para
este culto, isto porque seu próprio nome Aureliano deriva da palavra latina
aurora que denota "amanhecer". As moedas revelam que o imperador
Aureliano se chamava o “Pontifex Solis” ou Pontífice do Sol. Assim, Auréliano
simplesmente acomodou um culto genérico solar e identificou seu nome com ele no
final do terceiro século. Mais importante ainda, não há registro histórico para
uma celebração “Natalis Sol Invictus” em 25 de dezembro antes de 354 AD.
Dentro de um manuscrito do ano de
354 AD, há uma entrada para 25 de dezembro lendo "N INVICTI CM XXX"
Aqui N significa "Natividade". INVICTI significa "dos
Inconquistados". CM significa "circenses missus" ou "jogos
ordenados". O numeral romano XXX equivale a trinta. Assim, a inscrição
significa que trinta jogos foram ordenados para comemorar a natividade dos Inconquistados em 25 de
dezembro.
Observe que a palavra "sol" não está
presente. Além disso, o mesmo códice também lista "natus Christus em
Betleem Iudeae" para o dia de 25 de dezembro. A frase é traduzida como
"nascimento de Cristo em Belém da Judéia".A data de 25 de dezembro só
se tornou o "Aniversário do Sol Inconquistado" sob o Imperador
Juliano o Apóstata.
Juliano, o Apóstata, tinha sido
cristão, mas tinha apostatado e retornado ao paganismo romano. A história
revela que foi este odioso ex-Imperador Cristão que erigiu um feriado pagão em
25 de dezembro. Pense nisso por um momento. O que ele estava tentando
substituir?
Esses fatos históricos revelam
que o Sol Inconquistado não era uma divindade popular no Império Romano. O povo
romano não precisava ser desmamado de um chamado feriado antigo. Além disso, a
tradição de uma celebração de 25 de dezembro não encontra um lugar no
calendário romano até depois da cristianização de Roma. O "Aniversário do
Sol Inconquistado" foi pouco tradicional e pouco popular. Saturnalia
(mencionado acima) foi muito mais popular, tradicional e divertido. Parece,
antes, que Juliano o Apóstata tinha tentado introduzir um feriado pagão, a fim
de substituir o cristão!
Terceira Objeção:
Cristo não poderia ter nascido em
dezembro, uma vez que São Lucas descreve pastores pastoreando nos campos
vizinhos de Belém. Pastores não rebanho durante o inverno. Assim, Cristo não
nasceu no inverno.
Resposta à terceira objeção:
Lembre-se que a Palestina não é a
Inglaterra, a Rússia ou o Alasca. Belém está situado na latitude de 31.7. Minha
cidade de Dallas, Texas, tem a latitude de 32,8, e ainda é bastante confortável
fora em dezembro. Como observa o grande Cornelius, ainda se podem ver pastores
e ovelhas nos campos da Itália no final de dezembro, e a Itália está em maior
latitude que Belém.
Agora passamos a estabelecer o
aniversário de Cristo a partir da Sagrada Escritura em dois passos. O primeiro
passo é usar a Escritura para determinar o aniversário de São João Batista. O
passo seguinte é usar o aniversário de São João Batista como a chave para
encontrar o aniversário de Cristo.
Podemos descobrir que Cristo
nasceu no final de dezembro observando primeiramente a época do ano em que São
Lucas descreve São Zacarias no templo. Isso nos fornece a data aproximada de
concepção de São João Batista. De lá, podemos seguir a cronologia que São Lucas
dá, o que nos desembarca em final de dezembro.
São Lucas relata que Zacarias
serviu no "curso de Abias" (Lc 1, 5), que a Escritura registra como o
oitavo curso entre os vinte e quatro cursos sacerdotais (Ne 12:17). Cada turno
de sacerdotes serviu uma semana no templo por duas vezes por ano. O curso de
Abias serviu durante a oitava semana e a trigésima segunda semana do ciclo
anual. No entanto, quando o ciclo de cursos começou?
Josef Heinrich Friedlieb
estabeleceu de forma convincente que o primeiro turno sacerdotal de Jojarib
ocorreu durante a destruição de Jerusalém, no nono dia do mês judeu de Av.
Assim, o curso sacerdotal de Jojarib estava de serviço durante a segunda semana
de Av. Conseqüentemente, o curso sacerdotal de Abias (o curso de São Zacarias)
serviu, sem dúvida, durante a segunda semana do mês judaico de Tishri - a
própria semana do Dia da Expiação no décimo dia de Tishri. Em nosso calendário,
o Dia da Expiação ocorreria de 22 de setembro a 8 de outubro.
Zacarias e Isabel conceberam João
Batista imediatamente depois que Zacarias serviu o seu curso. Isto implica que
São João Batista teria sido concebido em algum lugar em torno do final de
setembro, colocando o nascimento de João no final de junho, confirmando a
celebração da Igreja Católica da Natividade de São João Batista em 24 de junho.
O Protoevangelium do século II de
São Tiago também confirma uma concepção do Baptista em fins de setembro, uma
vez que a obra descreve São Zacarias como Sumo Sacerdote e como entrar no Santo
dos Santos - não apenas o lugar santo com o altar de incenso.
Este é um erro de fato porque
Zacarias não era o sumo sacerdote, mas um dos principais sacerdotes. Ainda
assim, o Protoevangelium considera Zacarias como um sumo sacerdote e isso o
associa com o Dia da Expiação, que cai no décimo dia do mês hebraico de Tishri
(aproximadamente o fim de nosso setembro).
Imediatamente após esta entrada
no templo e da mensagem do Arcanjo Gabriel, Zacarias e Isabel concebem João
Batista. Considerando quarenta semanas de gestação, isto coloca o nascimento de
João Batista no final de junho - uma vez mais confirmando a data católica para
a Natividade de São João Batista em 24 de junho.
O resto da história é bastante
simples. Lemos que logo após a Imaculada Virgem Maria conceber Cristo, ela foi
visitar sua prima Elizabeth, que estava grávida de seis meses com João Batista.
Isto significa que João Batista foi seis meses mais velho que nosso Senhor
Jesus Cristo (Lc 1: 24-27, 36). Se você adicionar seis meses para 24 de junho
você chega a 24-25 dezembro como o aniversário de Cristo.
Então, se você subtrair nove
meses a partir de 25 de dezembro você começa que a Anunciação foi 25 de março.
Todas as datas correspondem perfeitamente. Então, se João Batista foi concebido
pouco depois do Dia Judaico da Expiação, então as datas católicas tradicionais
são essencialmente corretas. O nascimento de Cristo seria sobre ou no dia 25 de
dezembro.
A Sagrada Tradição também
confirma o 25 de dezembro como o aniversário do Filho de Deus. A fonte dessa
antiga tradição é a própria Virgem Maria. Pergunte a qualquer mãe sobre o
nascimento de seus filhos. Ela não só vai lhe dar a data do nascimento, mas ela
será capaz de lembrar o tempo, a localização, o peso do bebê, o comprimento do
bebê, e uma série de outros detalhes. Eu sou o pai de seis crianças abençoadas,
e enquanto eu às vezes me esqueço desses detalhes - mea maxima culpa - minha
esposa nunca faz. Você vê, as mães nunca esquecem os detalhes que cercam os
nascimentos de seus bebês.
Agora pergunte a si mesmo: A
Santíssima Virgem Maria esqueceria o nascimento de seu Filho Jesus Cristo, que
foi concebido sem semente humana, proclamado por anjos, nascido de maneira
milagrosa e visitado por Magos? Ela sabia desde o momento de Sua encarnação em
seu ventre imaculado que Ele era o Filho de Deus e o nosso Messias. Será que ela
esqueceria aquele dia?
Em seguida, pergunte a si mesmo:
Os Apóstolos estariam interessados em ouvir Maria contar a história? Claro
que sim. Você acha que o Santo Apóstolo que escreveu, "E o Verbo foi feito
carne", não estava interessado nos detalhes minuciosos do Seu nascimento?
Assim, a data de nascimento exata
(25 de dezembro) e o tempo (meia-noite) teriam sido conhecidos no primeiro
século. Além disso, os Apóstolos teriam perguntado sobre isso e teriam, sem
dúvida, comemorado o evento abençoado que tanto São Mateus e São Lucas relatam
para nós.
Em resumo, é perfeitamente
razoável afirmar que os primeiros cristãos sabiam e comemoravam o nascimento de
Cristo. Sua fonte teria sido Sua Mãe Imaculada.
Outros testemunhos revelam que os
Padres da Igreja declararam o dia 25 de dezembro como o Aniversário de Cristo
antes da conversão de Constantino e do Império Romano. O registro mais antigo
disso é do Papa São Telesphorus (reinou em 126-137 dC) o qual instituiu a
tradição da Missa da Meia-noite na véspera de Natal.
Embora o Liber Pontificalis não
nos dê a data do Natal, pressupõe-se que o Papa já estava celebrando o Natal e
que uma Missa à meia-noite foi acrescentada. Durante este tempo, também lemos
as seguintes palavras de Teófilo (115-181 dC), bispo católico de Cesaréia na
Palestina: "Devemos celebrar o aniversário de Nosso Senhor no dia em que
acontecer o dia 25 de dezembro".
Pouco tempo depois, no segundo
século, Santo Hippolytus (DF 170-240) escreveu de passagem que o nascimento de
Cristo ocorreu em 25 de dezembro:
“O primeiro advento de nosso
Senhor na carne ocorreu quando ele nasceu em Belém, foi no dia 25 de dezembro,
uma quarta-feira, enquanto Augusto estava em seu quarenta e dois anos, que é
cinco mil e quinhentos anos de Adão. Ele sofreu no trigésimo terceiro ano, 25
de março, sexta-feira, o décimo oitavo ano de Tibério César, enquanto Rufus e
Roubellion eram Consuls.”
Note também na citação acima o
significado especial de 25 de março, que marca a morte de Cristo (25 de março
foi assumido como correspondente ao mês hebraico Nisan 14 - a data tradicional
da crucificação).
Cristo, como o homem perfeito,
Foi concebido e morreu no mesmo dia - 25 de março. Em seu Chronicon, Saint
Hippolytus afirma que a terra foi criada em 25 de março de 5500 aC.
Assim, 25 de março foi
identificado pelos Padres da Igreja como a data de criação do universo, como a
data da Anunciação e Encarnação de Cristo, e também como a data da morte de
Cristo, nosso Salvador.
Na Igreja Síria, 25 de março ou a
Festa da Anunciação é vista como uma das festas mais importantes de todo o ano.
Denotava o dia em que Deus tomou sua morada no ventre da Virgem.
De fato, se a Anunciação e a
Sexta-Feira Santa entraram em conflito no calendário, a Anunciação triunfou,
tão importante foi o dia na tradição síria. Escusado será dizer que a Igreja
Síria preservou algumas das mais antigas tradições cristãs e teve uma doce e
profunda devoção por Maria e pela Encarnação de Cristo.
Então, se o dia 25 de março foi
consagrado na tradição cristã primitiva, a partir desta data é fácil discernir
sobre a data do nascimento de Cristo. 25 de março (Cristo concebido pelo
Espírito Santo) mais nove meses nos leva ao dia 25 de dezembro (o nascimento
de Cristo em Belém).
Santo Agostinho confirma esta
tradição de 25 de março como a concepção messiânica e 25 de dezembro como Seu
nascimento:
“Pois crê-se que Cristo tenha
sido concebido no dia 25 de março, dia em que também sofreu; Assim, o ventre da
Virgem, em que foi concebido, onde nenhum dos mortais foi gerado, corresponde
ao sepulcro novo em que ele foi sepultado, em que nunca foi homem colocado, nem
antes dele, nem desde então. Mas ele nasceu, segundo a tradição, em 25 de
dezembro.”
Em cerca de 400 dC, Santo
Agostinho também observou como os cônsticos Donatistas celebraram 25 de
dezembro como o nascimento de Cristo, mas que os cismáticos recusaram-se a
celebrar a Epifania em 6 de janeiro, uma vez que consideravam a Epifania como
uma nova festa sem base na Tradição Apostólica.
O cisma dos Donatistas ocorreu em
AD 311, o que pode indicar que a igreja latina estava comemorando um Natal de
dezembro 25 (mas não a Epifania de 6 de janeiro) antes de 311 dC. O evento
litúrgico do nascimento de Cristo foi comemorado em Roma no dia 25 dezembro,
muito antes do cristianismo se tornar legalizado e muito antes de nosso
registro mais antigo de uma festa pagã para o aniversário do Sol Inconquistado.
Por estas razões, é razoável e
correto afirmar que Cristo nasceu em 25 de dezembro em 1 aC. e que ele morreu e
ressuscitou em março de 33 dC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário