terça-feira, 18 de agosto de 2015

A Virgem Maria morreu? A resposta pode surpreender você

Por Taylor Marshall.

Há muitos católicos que negam a morte da Imaculada. Eles sustentam que, quando o Papa Pio XII declarou o dogma da Assunção de Maria, deixou a questão em aberto. Eles citam o seguinte trecho da Munificentissimus Deus:
"com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados apóstolos s. Pedro e s. Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que: a imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial".

Grudziądz_Polyptych-Dormition_of_Mary
A dormição da virgem
Observe o Cristo com a Mitra segurando a alma de Maria separada do seu corpo
Aqui, se afirma que o Santo Padro deixou a questão em aberto declarando somente "terminado o curso da vida terrestre", e não "tendo morrido". Maria morreu? Eles dizem que o texto é ambíguo.

No entanto, o que pretendia Pio XII ao escrever "terminado o curso da vida terrestre"? Como no estudo das Sagradas Escrituras, a resposta jaz no contexto.

Papa Pio XII – Maria morreu?

Se você ler a Munificentissimus Deus, verá claramente que o Santo Padre ensinou que a Virgem Imaculada passou por uma morte terrestre antes de ter seu corpo assunto ao Céu. Essa crença é declarada repetidamente ao longo da Munificentissimus Deus. Aqui estão alguns exemplos da Munificentissimus Deus:
Citando o Papa Adriano I, Sua Santidade, o Papa Pio XII recorda:
"É digna de veneração, Senhor, a festividade deste dia, em que a santa Mãe de Deus sofreu a morte temporal; mas não pode ficar presa com as algemas da morte aquela que gerou no seu seio o Verbo de Deus encarnado, vosso Filho, nosso Senhor"
Citando a liturgia bizantina:
"Convinha que aquela que no parto manteve ilibada virgindade conservasse o corpo incorrupto mesmo depois da morte". 
Citando São Modesto, o Santo Padre escreve:
"A gloriosíssima Mãe de Cristo, Deus e Salvador nosso, dador da vida e da imortalidade, foi glorificada e revestida do corpo na eterna incorruptibilidade, por aquele mesmo que a ressuscitou do sepulcro e a chamou a si duma forma que só ele sabe"
As citações empregadas por Pio XII revelam que ele acreditava e pretendia demonstrar que a Imaculada Virgem Maria he citations employed by Pope Pius XII reveal that he believed and intended to show that the Immaculate Virgin Mary sofreu a morte de fato antes da sua gloriosa assunção.

O que é a morte?

Morte é a separação do corpo da alma. Quando a alma deixa o corpo, você morre. A iconografia tradicional mostra a alma de Maria separada de seu corpo, como na versão ocidental acima e na versão bizantina abaixo:
Dormition, Did Mary Die?
Ícone da dormição, século XII
A característica usual do ícone da dormição é Cristo segurando a pequena alma de Maria, retratada como um bebê envolto em roupas brancas. É uma "Madonna invertida". O corpo da Mãe de Deus encontra sem vida numa urna. A imagem ortodoxa mostra que Maria faleceu. Os Santos Apóstolos ao redor dela demonstram que a dormição e a assunção foram testemunhadas pelos apóstolos e fazem parte do depósito da Fé.

Porém, Maria não pecou!

Deveria ser declarado que Maria não morreu por causa do pecado, mas devido ao seu desejo de se conformar a Cristo em todas as coisas - de ser o speculum justitiae, espelho da justiça. A sua morte deu-lhe o domínio sobre o Purgatório, como profetizado no Eclesiástico 24, e deu-lhe mais méritos nas orações por aqueles que estão para morrer.
Se você quiser uma defesa detalhada da morte da Imaculada Virgem, procure Glórias de Maria, de Santo Afonso de Ligório, doutor da Igreja.

Tríduo da Assunção

As igrejas orientais celebram uma mini-quaresma antes da Assunção, entre 01 e 14 de agosto. Além do jejum, os cristãos orientais cantam o Paraklesis para a Mãe de Deus, de 01 a 13 de agosto. A tradição afirma que a Virgem faleceu às três horas da manhã de 13 de agosto e ressuscitou e foi assunta aos Céus em 15 de agosto. A sua morte em 13 de agosto é até hoje comemorada em Jerusalém. Consequentemente, entre 13 e 15 de agosto ocorre o Tríduo de Maria, ou ciclo de três dias entre morte e ressurreição. Na verdade, o rito de Jerusalém para as laudes de 14 de agosto são os do Sábado Santo.  Em Jerusalém, a liturgia da sua morte começa na noite de 12 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário