quarta-feira, 12 de agosto de 2015

São Paulo era parente de Herodes?

Por Taylor Marshall.

São Paulo diz que é da tribo de Benjamin e é hebreu filho de hebreus (Fp 3, 5). Em meu livro, The Catholic Perspective on Paul (2010), organizei uma biografia histórica de São Paulo e mostrei como a sua vida inspirou a sua teologia. Desde então, tenho tentado encaixar outra peça do quebra-cabeças de Paulo - o seu parentesco com Herodes.

Herod's family tree
Paulo, originalmente, era um "herodiano". Por "herodiano" quero dizer que ele parece ter vínculos com a família e a corte de Herodes. Teologicamente, Saulo/Paulo era adepto da teologia dos Fariseus antes de sua conversão, mas os seus vínculos familiares o ligavam ao círculo mais íntimo de Herodes Agrippa.
Aqui estão as evidências que mostram que Saulo/Paulo tinha ligações com Herodes:
Sanzio_01_Plato_Aristotle_jpg__804×1052_
Timeu era o livro mais popular de Platão
1. Saulo/Paulo tinha profundo conhecimento das escrituras e da tradição hebréia, mas também da filosofia grega. Ele parece familiarizado, p. ex., com o Timeu, de Platão. Ele é hebreu, mas também mergulha na cultura e ciência dos gentios. Esta é a característica "herodiana": identidade judia, lealdade a Jerusalém, familiaridade com os sacerdotes, mas admiração pela ciência dos gentios. Como Paulo...
2. Saulo/Paulo era um cidadão romano. Judeus não eram cidadãos comuns.Nós aprendemos que Saulo/Paulo ganhou cidadania romana no nascimento. Isso significa que seus pais eram hebreus com privilégio da cidadania romana. No Século I, hebreus com este privilégio eram ligados ao governadores da Palestina nomeados pelos romanos - como Herodes.
3. Saulo/Paulo oficialmente perseguiu cristãos em nome das autoridades do Templo. Isso é incomum. Pense sobre quão difícil foi para o Sinédrio matar Jesus Cristo. Para lá e para cá, entre Pôncio Pilatos e o "rei" nomeado por Roma, Herodes Antipas, o Tetrarca. Matar Cristo era complicado e difícil.


Screen Shot 2015-07-30 at 7.31.55 AM
E ainda, de algum modo, acreditamos que Saulo recebeu um mandato, por volta do ano 36, para capturar e matar cristãos sem julgamento... mesmo num lugar tão distante como Damasco? Este é o Império Romano, com leis e regras. Um homem não pode receber autorização dos sacerdotes de uma cidade e então ir capturar pessoas em outra.
Como Saulo/Paulo conseguiu este poder? O Sumo Sacerdote e  o Sinédrio judeu em Jerusalém não poderiam autorizar Saulo a prender cristãos em Damasco. O Sumo Sacerdote e o Sinédrio judeu não tinham jurisdição sobre Damasco, uma cidade da província romana da Síria. Jerusalém pertencia à província romana da Judéia. Saulo parece ter ganhado uma autoridade confiada a ele por um poder civil ligado ao Templo. Isso significa que Saulo precisava de uma autoridade religiosa (Templo) e de uma autoridade romana em Damasco (Rei Aretas IV de Damasco).
Rei Aretas IV de Damasco: governou Damasco durante o tempo da conversão de Saulo/Paulo e era sogro de Herodes Antipas, o Tetrarca (39 a.C.) Você deve lembrar de como São João Batista pregava contra Herodes Antipas por ter se divorciado de sua esposa para casar com Herodíades, mulher de seu irmão. Bem, S. João Batista defendia a honra de Fasélia, primeira esposa de Herodes Antipas - a filha do rei Aretas IV. Pequeno mundo "herodiano"! 
Qual político deste período tinha profundas ligações com o Sumo Sacerdote, no Templo de Jerusalém, e influência em Damasco? Quem era o único homem na Terra que poderia conseguir para Saulo um mandato em nome do Sumo Sacerdote na cidade estrangeira de Damasco? Sim, Herodes Antipas, o Tetrarca!
Por que Saulo/Paulo estava disponível para satisfazer o desejo do Sumo Sacerdote de perseguir cristãos ao longo do Império Romano? Porque sua família era próxima da família de Herodes.
4. Saulo/Paulo faz parte do grupo que cresceu com Herodes Antipas, o Tetrarca. "Havia então na Igreja de Antioquia profetas e doutores, entre eles Barnabé, Simão, apelidado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, companheiro de infância do tetrarca Herodes, e Saulo" (At 13, 1) Lucas [autor dos Atos] não é claro, mas há certamente um grupo de jovens judeus que em Antioquia eram associados a Herodes Antipas, o Tetrarca.
De acordo com Flávio Josefo, Herodes Antipas; seu irmão, Arquelau; e seu meio-irmão, Felipe; cresceram e estudaram em Roma (JOSEFO, Antiguidades Judaicas 17.20-12). Assim, aqueles que cresceram com Herodes Antipas foram educados em Roma. Eu não ficaria surpreso se Saulo/Paulo também tiver estudado em Roma quando jovem, mesmo que ele fosse mais novo que Herodes Antipas.
5. Saulo/Paulo não era simplesmente um rabino plebeu. Ele tinha influência política. Quando Saulo/Paulo foi preso, o tribuno deslocou 470 homens para proteger a sua vida:
“Depois disso, chamou ele dois centuriões e disse-lhes: Preparai duzentos soldados, setenta cavaleiros e duzentos lanceiros para irem a Cesaréia à terceira hora da noite. Aprontai também cavalgaduras para Paulo, que tendes de levar com toda a segurança ao governador Félix” (At 23, 23-24)
  • 200 soldados
  • 70 cavaleiros
  • 200 lanceiros
Sim, Paulo era um cidadão romano, mas cidadãos romanos não recebiam normalmente a proteção de 470 soldados. Saulo/Paulo foi protegido porque era ligado à família de Herodes Agripa.
Josephus bust
Josefo, o historiador judeu
6. Flávio Josefo refere-se a um "Saulo" que perseguia pessoas em Jerusalém. De Antiguidades Judaicas (20.9.4):
“Costobaro também, e Saulo, reuniram uma multidão de miseráveis ímpios, e isso porque eles eram de uma família real;  e assim conseguiram favores deles, pois tinham parentesco com Agripa; mas ainda assim usaram de violência contra o povo e estavam prontos para saquear aqueles que eram mais fracos"

Trata-se do mesmo "Saulo"? É difícil dizer, mas um Saulo que "era de família real" e que "tinha parentesco com (Herodes) Agripa" e que "usou de violência contra o povo" com certeza parece Saulo/Paulo em seus dias pré-conversão.
7. Paulo identificou seus parentes "herodianos". Não precisamos de Josefo para nos contar sobre um "Saulo" que também tinha "parentesco com (Herodes) Agripa".
Em Rm 16, 11, Paulo escreve: "Saudai Herodião, meu parente”.
Paulo tinha vínculos com Roma. Ele até tinha um parente judeu chamado Herodião! Não sabemos quem era Herodião, mas seu nome o liga aos governadores romano-judeus da dinastia de Herodes, o Grande.

Conclusão: Paulo, um fariseu "herodiano".

Alguns podem contra-argumentar sustentando que Saulo/Paulo mesmo se diz um fariseu e não um "herodiano".
Mas é aí que as coisas ficam interessantes. Os fariseus e "herodianos" operavam juntos!
Quando os "herodianos" são mencionados nos Evangelhos (Mc 3,6; Mt 22, 16; Mc 8,15; Lc 13, 31-32; At 4,27), estão sempre juntos dos fariseus. Por exemplo, em Mc 3,6, os fariseus tramam contra Jesus lembrando o ensinamento dele sobre o dia de sábado, e incorporam os "herodianos" à sua conspiração. Em Mc 8,15, Cristo descreveu a aliança entre fariseus e "herodianos" conta ele. Em Mc 12, os fariseus e "herodianos", juntos, tentam encurralar Cristo com a questão sobre o pagamento de impostos.
O fato de Saulo/Paulo ser um fariseu não significa que não era um "herodiano".  Ao contrário, corrobora isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário