segunda-feira, 6 de julho de 2015

Padre Almir de Andrade na Amazônia

Em uma parte da Amazônia, o tempo parece ter parado há 50 anos.
No povoado de Jacarequara, municípo do Acará, distante aproximadamente 60 kms. de Belém, Padre Almir de Andrade celebrou novamente a Santa Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano.

Ele repetiu na  Santa Missa algumas orações que as velhas senhoras ensinam a seus filhos e ainda hoje rezam, em um latim próprio, mais perto do som de que de seu real significado.
Ao reconhecerem a volta do antigo rito, uma forte emoção preencheu o lugar em atmosfera de reencontro com o sagrado.

Devido a sua distância e a dificuldade de contato com a capital do estado do Pará, a vila de Jaquarequara ficou isolada dos ventos vindos da primavera da modernidade.
Talvez por isso o povo tenha mantido sua fé, renovando-a anualmente através de procissões em homenagem a Nossa Senhora do Carmo,padroeira da localidade.

Poucos padres aparecem por lá, menos ainda assistência do setor público do Brasil. O acesso, antes somente possível via fluvial, é agora também disponível através de estrada por ramais de terra batida.

As religiões protestantes tem buscado a conquista daquelas almas com algum sucesso, mas tem fracassado na comunidade de Jacarequara pela devoção que o povo mantém a Nossa Senhora. Um caso de milagre de devoção comparável ao grandes feitos católicos de outrora.

Na manhã do dia 05 de Julho de 2015, em um pequeno povoado no meio da floresta amazônica, ouviu-se novamente o padre entoar "Introibo ad altare Dei" e o povo responder: "Ad Deum qui laetificat juventutem meam".

Nem tudo está perdido....






Um comentário:

  1. Padre Almir, é um santo e dedicado sacerdote, que celebra a missa com perfeição e prega homilias de altíssima eficácia. Capaz de celebrar no Vaticano, em São Paulo, e na Amazônia.

    ResponderExcluir