segunda-feira, 22 de junho de 2015

Conferência Summorum Pontificum em Roma - 13-14 de Junho. Sinais de Esperança para o Futuro

Domingo, 14 de junho, na Capela do Santíssimo Sacramento, na Basílica de São Pedro, Cardeal Velasio de Paolis, um dos autores do livro "Remaining in the Truth of Christ", celebrou Missa Pontifical para os participantes da Conferência Summorum Pontificum, a qual nós anunciamos em Rorate meses atrás. A Missa Pontifical foi o ato de encerramento da conferência realizada na [Universidade] Angelicum (4ª Conferência Summorum Pontificum), organizada pelo Pe. Vincenzo Nuara, OP, da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, com o auxílio do Pe. Marino Neri.

Trezentas pessoas estavam presentes nos vários painéis, com palestras do Cardeal Burke (sobre a Tradição como fundamento da liturcia católica); do Prof. Giovanni Turco, da Universidade de Udine (a virtude da religião e do verdadeiro culto em Santo Tomás); Dom Athanasius Schneider (imagem abaixo, sobre comunhão e sacrifício); Mons. Marco Agostini, Cerimoniário Pontifício (sobre o altar na história do culto), entre outros. A palestra de Dom Cassian Folsom foi particularmente útil, explicando como Bento XVI desfez o nó que permitiu o reconhecimento de ambas as formas do rito romano, uma grande proeza da lei litúrgica.

Foi notável também a curta intervenção do Cardeal Müller, sobre "Tradição como princípio característico da teologia católica", contendo alusões à presente situação pré-Sínodo ("não é o número de bispos favoráveis a uma opinião que interessa, mas a sua [deles] qualidade doutrinal").

(Baseado no relatório do correspondente dos nossos amigos do blog Riposte Catholique, presente no evento).

Fonte: Rorate Caeli

Nenhum comentário:

Postar um comentário