segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Meditação - O milagre de Cristo nas Bodas de Caná

Por Padre Alonso de Andrade, S.J

I. Reflete sobre a piedade da Santíssima Virgem Maria que, faltando o vinho, sem ser chamada, pediu a seu Filho que reparasse aquela falha, e aprende duas coisas: a primeira, que, como a Virgem, não venda cara a piedade para com os teus próximos, mas, conhecendo a sua necessidade, procures atenuá-las sem esperar pedidos ou súplicas dos que padecem; a segunda é uma grande confiança na piedade da Santíssima Virgem Maria, que te concederá o quanto pedires, pois se intercedeu sem ser demandada, quanto mais não intercederá quando a solicitarem? Porque é tanta a sua bondade, que se dá por satisfeita quando lhe pedem e ofendida quando não. Oh, Virgem Santíssima, quão diferente sois dos homens deste mundo, os quais se ofendem pelos que lhes pedem!; a vossos pés me prostro e suplico que dizeis uma palavra por este pobre pecador: pedi a Deus que converta a minha alma de água em vinho, de tíbia em fervorosa: em vindo a faltar, rogai por ela: olha, Senhora, quantas faltas há em mim e pedi por todas a Deus etc.



II. Reflete sobre a resposta tão firme, e aparentemente severa, que Cristo deu à sua Mãe Santíssima, a qual perseverou em sua empresa até que conseguisse o que pedia; aprende a sofrer a aridez da mão de Deus, na oração e fora dela, e a perseverar no teu objetivo, pois o Senhor quer pôr à prova a tua constância e a confiança que tens na bondade d'Ele. Se souberes sofrer e perseverar na oração, verás a tua alegria completa: pede e suplica a Nosso Senhor que te dê vigor e conformidade à Sua santa vontade, pois perseverando e rezando alcançarás o que pedires.

III. Com a tua imaginação, entra no local em que se celebram aquelas bodas e vê Cristo sentado à mesa, a Santíssima Virgem, os discípulos, e todos os convidados: contempla a humildade, a temperança, a autoridade que guardam, a paz e a concórdia; ouve as palavras que dizem, todas santas, e das coisas celestiais, sem contendas, sem discussões nem murmurações; aprende como se comportar à mesa e no banquete, que, se faltou o vinho, foi misteriosamente para ensinarmos que a presença de Cristo diminui e interrompe as inclinações sensuais, simbolizadas no vinho material que embriaga; segue a Cristo onde quer quer for, não abandone o Seu lado, traga-O sempre contigo em teu coração e, à sua presença, sentirás grande paz e alcançarás a vitória na guerra contínua que Satanás move por meio de nossos apetites; volta-te a Ele e pede que não te deixe e que te leve sempre consigo.

IV. Reflete sobre as palavras que disse Nossa Senhora aos que lhes serviam: "Fazei tudo o que Ele vos disser", e que por este meio realizou Cristo, Nosso Senhor, o milagre e transformou a água em vinho; toma-as como se tivessem sido ditas a ti de Sua boca sagrada; vê a Rainha dos Anjos à tua frente, que tem os olhos postos em ti e que te disse: - Fazei tudo o que meu Filho te disser; pondera o quanto é difícil para ti obedecer a esta Senhora; pensa que, se os servos daquelas bodas não tivessem seguido o seu conselho, Cristo não teria transformado a água em vinho, e que se tu não o segues, não alcançarás o que desejas: imagina a tua vida e pensa quantas coisas não fizeste, quantos conselhos ignoraste, quantos vezes te fizeste surdo à sua voz... lamenta o que passou e te emenda no porvir: perdeste muitas graças de Deus por não ter feito o que ele mandou; rende-te completamente à Sua vontade e diz: - Senhor, falaste, que o vosso servo ouça, dizei-me o que quereis que eu faça, pois aqui me ofereço a cumprir tudo e por quanto me mandares, quiseres, ordenares e for de Vossa santa vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário