terça-feira, 20 de outubro de 2015

Seis razões para abster-se de carne às sextas-feiras





1. A tradição de comer peixe e não carne (hoje bife, porco, aves) remonta à Arca de Noé, onde nos 40 dias de inundação, eles se alimentaram apenas de peixe e não de caça.

2. A instituição mística da penitência de sexta-feira está em Lucas 5, 35: "Virão dias em que o esposo lhes será tirado; então jejuarão". Cristo foi tirado de nós numa sexta-feira e, por isso, nos abstemos "nestes dias", i.e., nas sextas-feiras. Todo domingo é uma "pequena páscoa", o que significa que toda sexta-feira é uma "pequena sexta-feira santa". Se você vai festejar no domingo, precisa fazer penitência na sexta.

3. A abstinência de carne às sextas-feiras vem desde o tempo dos apóstolos. A Didaké registra que os cristãos primitivos praticavam a abstinência às quartas e sextas-feiras: "Vossos jejuns não tenham lugar (não sejam ao mesmo tempo) com os hipócritas; com efeito, eles jejuam no segundo e no quinto dia da semana; vós, porém, jejuai na quarta-feira e na sexta (dia de preparação)".

4. Santo Tomás de Aquino dizia que abster-se de carne e de produtos animais inibe sua libido e reprime a concupiscência. Ver Suma Teológica, II-II, q. 147, a.8 para mais detalhes

5. Um apelido pejorativo para católicos é "comedor de peixes" [...].  Assuma essa calúnia como uma medalha de honra. Coma peixe às sextas-feiras

6. Cristo espera que jejuemos. Em Mateus, 6,17-18, Jesus diz: "Quando jejuares". Ele não diz "se jejuares". Logo, por que não tentar se empenhar numa penitência relacionada à comida a cada semana? Se você não fizer disso um hábito, você nunca irá conseguir. A penitência de sexta é uma prática tradicional. É difícil e será inconveniente ter de ir com nachos de queijo em vez de hot dog ao jogo de baseball... mas vale a pena.


Se você desanimar, apenas pense em São João Batista. Ele comeu gafanhotos!
 São João Batista, rogai por nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário